Notícias
02/08/2017 20:08
I Seminário Nacional de Paleografia
O I Seminário Nacional de Paleografia reunirá especialistas do Brasil e do exterior para tratar de temas importantes no âmbito da Paleografia, uma disciplinas milenar, mas que se mantém atual e necessária.
Local:
Instituto de Letras - Campus de Ondina
Salvador-BA
Período:
15 a 17 de novembro de 2017
Público-alvo:
Estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais e demais interessados.
Mais informações:
snpaleografia@gmail.com
www.facebook.com/snpaleografia
Whatsapp: (71) 98784-1488
Local:
Instituto de Letras - Campus de Ondina
Salvador-BA
Período:
15 a 17 de novembro de 2017
Público-alvo:
Estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais e demais interessados.
Mais informações:
snpaleografia@gmail.com
www.facebook.com/snpaleografia
Whatsapp: (71) 98784-1488
As várias possibilidades de compreensão do que vem a ser Paleografia demonstram quanto o compromisso com a investigação dos sistemas gráficos é tão diversa quanto antiga. A Paleografia configura-se como a leitura de textos considerados antigos em suportes leves. Estudos mais contemporâneos a entendem como investigação das práticas de cultura escrita, para além do tipo de suporte ou recorte temporal. Pelo fato de a escrita ser de interesse das diversas áreas das Humanidades ou de qualquer vertente de interesse histórico, a investigação paleográfica torna-se indispensável para formação profissional nas áreas de Arquivologia, História, Letras, Biblioteconomia, etc. Apesar disso, no Brasil, o estudo paleográfico é visto como de caráter técnico ou ancilar, o que faz com que muitas pesquisas desconsiderem aspectos relevantes da cultura material escrita, imprescindíveis para evitar anacronismos. Embora se reconheça a importância da atividade para a boa leitura de informações adormecidas em manuscritos antigos, no Brasil não há estudos superiores e formação aprofundada em Paleografia; muitos dos profissionais têm formação empírica e desconhecem a produção teórica da área.
Assim, o Seminário Nacional de Paleografia, através da articulação com outras áreas de saber, pretende discutir os rumos das pesquisas paleográficas, ou que têm nelas algum fundamento, na contemporaneidade. Este evento tem como finalidade primordial contribuir para a melhoria da qualidade das atividades paleográficas realizadas no Brasil, criando uma rede de comunicação entre os profissionais das diversas áreas que trabalham com a Paleografia e trazendo informações atualizadas e de alta qualidade do exterior, colocando os profissionais brasileiros em contato entre si e com as mais renomadas instituições estrangeiras com atuação na área. Pretende, ainda, divulgar os trabalhos realizados isoladamente nas diversas instituições do país e apresentar as diversas vertentes de atividade da paleografia, como atividade em si e como auxiliar de diversas outras áreas (Arquivologia, História, Letras - Filologia, Crítica Textual e Linguística Histórica -, Biblioteconomia de Obras Raras, Antropologia, Sociologia, Design, Restauração etc.).