Notícias
10/05/2018 09:05
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística
Os congressos internacionais de dialetologia e sociolinguística se constituem em momentos de fundamental importância para o aprofundamento das reflexões sobre a diversidade linguística, considerando-se que nesses encontros são discutidos a metodologia dos trabalhos, o andamento das pesquisas, os resultados de análises e as atividades relacionadas ao desenvolvimento dos estudos variacionistas. Este congresso tem, especificamente, como objetivo a divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da diversidade linguística, relacionada à pesquisa, ao ensino e às interfaces. Para esta quinta edição do evento, mister se faz notar o caráter produtivo a cada realização desses congressos, o papel que desempenham no desenvolvimento das pesquisas sobre variação, a importância na consolidação de uma mentalidade dialetológica a que se referia o grande linguista e dialetólogo brasileiro Serafim da Silva Neto. Acresce-se a isso a vitalidade revelada a cada realização, comprovada por toda a comunidade vinculada à área, de referência aos quatro primeiros congressos, o que tem garantido a sua continuidade. Em vista disso, pode-se admitir como uma transferência de tecnologia, na área da pesquisa da diversidade linguística, o aproveitamento das discussões metodológicas ocorridas no evento.
Entre os pontos que podem ser arrolados como objetivos do V CIDS destacam-se: (i) avaliar o andamento das pesquisas sobre variação da língua; (ii) efetivar discussões relativas às metodologias dos trabalhos variacionistas; (iii) discutir os resultados de análises parciais e formular conclusões de cunho geral; (iv) organizar a publicação dos trabalhos das Conferências e das Mesas em número temático da revista Estudos Linguísticos e Literários (do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia); (v) programar a continuidade das investigações; (vi) difundir por outras universidades os trabalhos realizados na área da Dialetologia e da Sociolinguística; (vii) desenvolver ações para divulgação e acesso aos resultados da pesquisa.
Nesta quinta edição do evento, haverá a homenagem a dois pesquisadores – a Profa. Dra. Maria Marta Pereira Scherre, brasileira, da Universidade Federal do Espírito Santo, e o Prof. Dr. Adolfo Elizaincín, da Universidad de la República del Uruguay e coautor do Atlas Lingüístico Diatópico y Diastrático del Uruguay.
O referido congresso será promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conta com a parceria das seguintes instituições: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Baiano (IF-Baiano), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O V CIDS, que tem como tema “Diversidade Linguística: Pesquisa, Ensino e Interfaces”, contará, na sua programação, com Conferências, Minicursos, Mesas-redondas, Sessões de Comunicações, Sessões de Pôsteres, Lançamento de Livros e Revistas e Apresentações Artístico-Culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos nas áreas de Dialetologia; Sociolinguística; Sociofuncionalismo; Linguística Histórica; Descrição e Ensino de Línguas; Línguas Indígenas; Contato Linguístico; Estudos do Léxico; Estudos da Oralidade; Línguas de Sinais; Tecnologias da Informação no Ensino de Línguas; Políticas Linguísticas.
As línguas oficiais do congresso são português, inglês, francês e espanhol. Durante as conferências e as mesas-redondas haverá intérprete de LIBRAS.