MODOS DE ENUNCIAR: SUJEITO, CORPO E AUDIOVISUALIDADES
![]() |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
MODOS DE ENUNCIAR: SUJEITO, CORPO E AUDIOVISUALIDADES |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Esta disciplina se insere no quadro dos estudos discursivos das obras de Michel Foucault. Os modos de enunciar compreendem as posições do sujeito falante, os modos de aparecimento do corpo simbólico e as materialidades do ver e do ouvir nas audiovisualidades. Esse tripé enunciativo marca a esteira das problematizações foucaultianas. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BRETÈQUE, François de la. Memoires d’une Nation.In: Les Cahiers de la Cinémathèque. Printemps 1976.Numéro double 18-19. Perpignan, 1976, p. 1-8. COURTINE, Jean-Jacques.Déchiffrer le corps. Grenoble: JéromeMillon, 2011. DELEUZE, Gilles. Os estratos ou formações históricas: o visível e o enunciável (saber). In: _______. Foucault. Trad. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasilense, 2005. p. 57-77. FOUCAULT, M. A Linguagem ao Infinito. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. p. 47-59. (Ditos & Escritos, Vol III). FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000a. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.).Repensar a Política. Trad. Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p.289-347. (Ditos & Escritos, Vol. VI). FOUCAULT, Michel. La vie des hommes infames. In: _______. (org. Daniel Defert e François Ewald). Dits et Ecrits II (1976-1988). Paris: Quarto-Guallimard, 2001, p. 237-253. FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explique son dernier livre. In: _______. DEFERT, Daniel; EWALD, François (orgs).Ditsetécrits. 1954-1975, 2011, p. 799-807. FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Trad. Salma TannusMuchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013. FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce que les Lumières? In:_______. Dits et Ecrits II. 1976-1988. Paris: Quarto-Gallimard, 2001, p. 1381-1397. FOUCAULT, Michel. Sade, o sargento do sexo. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.p. 366-370. (Ditos & Escritos, Vol. III). GREGOLIN, M. R. Recitações de mitos: a história nas lentes da mídia. In: _______(Org.). Filigranas do discurso: as vozes da história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000, p. 19-34. MANIGLIER, Patrice; ZABUNYAN, Dork. Foucault va au cinéma. Paris: Bayard, 2011. MILANEZ, Nilton. A "Casa de Usher" de Roger Cor'man: o campo de memória e o cromáticodiscursivo no discurso fílmico. In: Revista Letras & Letras, Uberlândia-MG, v.28, n.2, p.579-590, 2012. MILANEZ, Nilton. Discurso e Imagem em movimento: o corpo horrorífico do vampiro no trailer. Claraluz: São Carlos, 2011a. MILANEZ, Nilton. Materialidades da paixão: sentidos para uma semiologia do corpo. In: SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C.; CURCINO, L. (ed.). Discurso semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011c. p. 197-220. MILANEZ, Nilton. Modos de enunciar a pele do corpo. Discussão do filme francês "A pele que habito" (2011), de Almodóvar. Registro audiovisual, Vitória da Conquista: Labedisco, 2015b. MILANEZ, Nilton. Modos de enunciar a pele do corpo: quais os lugares de onde vêm A pele que habito de Almodóvar. In: TASSO, Ismara; CAMPOS, Jefferson (Orgs.). Imagem e(m) Discurso: a formação das modalidades enunciativas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a.p. 97-118. (Coleção: Linguagem & Sociedade, volume 8). MILANEZ, Nilton. O corpo é um arquipélago. In: NAVARRO, Pedro (Org.). Texto e discurso. São Carlos: Claraluz, 2006. p.153-179. MILANEZ, Nilton. O corpo-objeto e outros espaços: materialidades audiovisuais de zumbis. In: TASSO, Ismara; SILVA, Érica (Orgs.).Lingua(gens) em discurso: a formação dos objetos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 165-186. (Coleção: Linguagem & Sociedade, volume 7). MILANEZ, Nilton. O nó discursivo entre corpo e imagem. Intericonicidade e Brasilidade. In: TFOUNI, L. V.; CHIARETTI, P.; MONTE-SERRAT, D. M. (Org.). A análise do discurso e suas interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2011b.p. 147-165. REVEL, Judith. Foucault. Conceitos essenciais. Trad. Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005. SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 1969. TOUBIANA, Serge. Foucault etle cinema. In: ARTIÈRES, Philippe (org). Michel Foucault, la literature et les arts. Paris: Éditions Kimé, 2004. |