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Manual do Estudante

REGIMENTO INTERNO

Todos os alunos devem ler atentamente o Regimento Interno do PPGEL.

 

MATRÍCULA

Ao ingressar no curso, o aluno precisa preencher o Formulário de cadastro de aluno e entregar na secretaria, devidamente assinado. Durante o curso, caso haja alteração de algum dado, o aluno precisa preencher um novo formulário e entregar na secretaria.

No primeiro semestre do curso, o aluno é matriculado automaticamente em cinco disciplinas, sendo duas optativas e três obrigatórias, caso não tenha condições de cursar todas as cinco, pode pedir trancamento e caberá ao Colegiado do PPGEL avaliar.

A partir do segundo semestre, os alunos solicitam a matrícula nos componentes ofertados pelo Programa.

Os alunos podem sugerir a oferta de algum componente curricular optativo e caberá à Coordenação avaliar a possibilidade da oferta, de acordo com a disponibilidade dos docentes.

 

BOLSAS

A distribuição de bolsas segue os critérios estabelecidos em edital, de acordo com critérios definidos pela Comissão de Bolsas e pelas Agências de Fomento. Ao ser contemplado com bolsa, o aluno compromete-se a seguir as normas institucionais do Programa e das Agências de Fomento.

Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Termo de compromisso do bolsista (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL

Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Formulário de cadastramento de bolsistas (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL

Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem preencher tomar conhecimento das informações constantes no Tutorial para preenchimento do formulário de bolsas da FAPESB

Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem solicitar o seu Cadastro no SEI para solicitação de bolsas da FAPESB

Os alunos que farão a opção pela bolsa deverão assinar a Declaração que fará opção pela bolsa
Os alunos contemplados com bolsa devem assinar a Declaração atestando que não possui vínculo empregatício ou bolsa


ALUNO ESPECIAL

É facultado à coordenação do PPGEL publicar edital para aluno especial, que poderão cursar até duas disciplinas do curso. Quando o colegiado deliberar pela abertura de vaga, será publicado um edital, antes do início do semestre.

O que diz o Regimento Interno sobre aluno especial:

"Parágrafo 1º – O Aluno Especial poderá cursar até 2 (duas) disciplinas do curso, podendo aproveitar os créditos das mesmas para o curso regular, conforme Resolução CONSEPE 63/2013 da UEFS, a critério do Colegiado.

Parágrafo 2º – Não é permitida a matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas de caráterobrigatório.

Parágrafo 3º – O Aluno Especial não terá direito a bolsa de qualquer natureza nem a ajuda de custo oferecida pelo Programa.

Parágrafo 4º – Cabe ao Colegiado decidir o número de vagas oferecidas para Aluno Especial, ouvidos os professores responsáveis pelas disciplinas."


CADASTRO NO SISTEMA SEI


O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). Os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana utilizam o SEI para gerenciar os processos de solicitação de bolsas, após o processo seletivo feito pelos Programas de Pós-graduação. 

Passo a passo para cadastro no SEI

1. Clique aqui para acessar o Portal SEI Bahia para realizar o pré-cadastro.

2. Preencher o formulário de cadastro de usuário externo/Fazer o pré-cadastro no sistema.

3. Gerar o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade (assinar com a mesma assinatura que consta no documento de identificação que irá apresentar e colocar a data do dia em que você fez o pré-cadastro).

4. Digitalizar os documentos originais, abaixo relacionados, enviar para o e-mail da protger@uefs.br (e-mail do PROTOCOLO GERAL da UEFS), para fins de autenticação administrativa.

● Termo de Declaração de Concordância e Veracidade;

● Comprovante de residência;

● Documento oficial de identificação, que contenha foto (RG ou CNH);

● CPF (se consta no RG não será necessário);



Notas importantes sobre o SEI:

É obrigatório fazer o pré-cadastro. Caso não faça o pré-cadastro, o Setor de Protocolo não poderá fazer o cadastro, porque o SEI Bahia não aceita.

Os dados pessoais preenchidos no pré-cadastro DEVEM SER FIDEDIGNOS aos dados preenchidos no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, no RG/CNH e comprovante de residência.

A assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade tem que está de acordo (igual) com a assinatura do documento de identificação apresentado.

Se a residência for alugada, solicitar ao Locador uma Declaração constando que o imóvel está alugado em seu nome (colocar o nome do Locatário, número do RG e CPF, bem como o endereço completo).



COMO SOLICITAR TRANCAMENTO, APROVEITAMENTOS DE CRÉDITOS E DISPENSA DE DISCIPLINAS?

É necessário preencher o Requerimento de pós-graduaçãosalvar em PDF, anexar os documentos necessários, conforme o caso e enviar para o e-mail
expdaa@uefs.br. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL. 

 

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

O trancamento de disciplina é avaliado pelo Colegiado do PPGEL e deve ser solicitado via processo dirigido à Divisão de Assuntos Acadêmicos (expdaa@uefs.br.). O primeiro passo é preencher o formulário de Requerimento de pós-graduação, acompanhado de uma justificativa, salvar em PDF e enviar por email.  

O trancamento segue os dispositivos do Regimento Interno do PPGEL:

“Artigo 34 – O aluno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos poderá solicitar trancamento total de matrícula, por motivo de doença, comprovado pelo Serviço Médico da UEFS,

ou com base em outro motivo de ordem superior que venha a ser aceito pelo Colegiado.

Artigo 35 – O aluno terá direito a trancamento parcial de no máximo 02 (duas) disciplinas do curso, podendo, no entanto, solicitar cancelamento e remanejamento de matrícula em disciplinas, desde que não ultrapasse a primeira semana de aula.”

 

DISPENSA DE DISCIPLINAS

O aluno pode solicitar dispensa de disciplina por ter cursado créditos em outros Programas de Pós-Graduação ou no PPGEL (aluno especial ou no curso de mestrado). Para solicitar aproveitamento de créditos é necessário preencher o Requerimento de pós-graduação, salvar em PDF, anexar o Plano de Curso da Disciplina e a comprovação da aprovação na disciplina e enviar para o email expdaa@uefs.br. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL.  

Segundo o Regimento Interno Artigo 19, Parágrafo 2º: “Somente serão aceitos pedidos de dispensa de disciplinas cursadas há menos de dois anos da data da solicitação.”  

Veja também o que consta no Artigo 33 “O aluno regular poderá solicitar, através de dispensa ou convalidação de disciplina, o aproveitamento de créditos já obtidos em outros programas de pós-graduação stricto sensu nacionais ou estrangeiros, desde que reconhecidos pela CAPES, em número não superior a 40 (quarenta) por cento do total exigido em sua matriz curricular de origem.”

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA

O estágio docência deve ser realizado em disciplinas na área dos estudos linguísticos, em cursos de graduação ou de pós-gradução. Após o estágio, o estudante deve entregar o relatório na secretaria do PPGEL, juntamente com a declaração do professor que supervisionou o estágio. A obtenção do crédito referente ao estágio docência está condicionado à entrega do relatório e à homologação pelo colegiado do PPGEL.


PEDIDO DE CO-ORIENTAÇÃO

O pedido de co-orientação deve ser feito pelo orientador da dissertação ou da tese, por e-mail, dirigido à coordenação do PPGEL, acompanhado de justificativa que deverá ser apreciada pelo Colegiado.


DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA

O aluno pode solicitar dispensa do Estágio Docência, caso tenha como comprovar atuação no ensino superior, conforme contas no Artigo 23 do Regimento Interno.

No Artigo 23, Parágrafo 3º, consta o seguinte: “Alunos que são professores com prática comprovada em ensino superior poderão ser dispensados do Estágio Docência, a critério do Orientador e do Colegiado do Programa, de acordo com a Resolução CONSEPE 10/2004.”

Para solicitar dispensa do Estágio Docência, é necessário preencher o Requerimento de pós-graduação, salvar em PDF, anexar documento comprobatório de experiência no ensino superior na área dos estudos linguísticos e enviar para o email expdaa@uefs.br. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL. 



SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR E DIPLOMA

Para solicitar o histórico escolar ou o diploma, o aluno deve preencher o Requerimento pós-graduação, salvar em PDF e enviar para a Divisão de Assuntos Acadêmicos (expdaa@uefs.br).

 

LICENÇAS E PRORROGAÇÃO DE PRAZOS

Para solicitar qualquer tipo de licença ou pedir prorrogação de prazo, o aluno deve preencher o Requerimento pós-graduação e enviar para a Divisão de Assuntos Acadêmicos que enviará para apreciação do Colegiado do PPGEL.

 

PESQUISA ORIENTADA

Para efetuar a matrícula em Pesquisa Orientada, o aluno precisa assinar o Termo de compromisso para Pesquisa Orientada, assinado pelo orientador e pelo estudante.

Ao concluir a disciplina Pesquisa Orientada, o aluno precisa entregar uma cópia assinada do Formulário do relatório Pesquisa Orientada.

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Para realizar o exame de qualificação, o professor orientador deve entregar o Formulário de solicitação de exame de qualificação, devidamente assinado, na secretaria do PPGEL. O exame de qualificação segue o calendário previamente divulgado pela Coordenação do PPGEL e os casos extemporâneos devem ser avaliados e autorizados pelo Colegiado do Programa. A banca de qualificação é homologa pelo Colegiado do PPGEL.

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO E DE TESE

As defesas de dissertação e teses ocorrem em data agenda pelo orientador, após aprovação no exame de qualificação e ter obtido os créditos de disciplinas obrigatórias, optativas, pesquisa orientada e estágio docência. Para agendar a defesa, o orientador precisa entregar o Formulário de solicitação de defesa de tese/dissertação, devidamente preenchido, na secretaria do PPGEL.

Após a verificação de cumprimento dos créditos de disciplinas e atividades, a banca de defesa de tese/dissertação é homologada pelo Colegiado do PPGEL e divulgada no site do Programa.

 

ENTREGA DA VERSÃO FINAL

O aluno precisa entregar a versão final da tese/dissertação no prazo de 60 (sessenta) dias após a data da defesa.

A versão final da disserta/tese deve conter a ficha catalográfica, solicitada à Biblioteca Central Julieta Carteado. Veja como fazer o pedido da Ficha Catalogáfica http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28.

A versão final da dissertação/tese será homologada pelo Colegiado do PPGEL, em reunião ordinária.

É preciso ter especial atenção à normalização do texto, às normas da ABNT,  ao uso correto da Língua Portuguesa e à utilização de imagens (observar o artigo 5º da Constituição Federal, incisos X e XXVII; e demais leis complementares).

É obrigatório mencionar o nome da Agência de Fomento para o caso de ter recebido bolsa ou algum tipo auxílio financeiro para realizar a pesquisa.

O aluno deverá entregar duas cópias encadernadas em capa dura e uma cópia em pendive, na secretaria do PPGEL.

Os seguintes documentos devem ser preenchimento, assinatura e entregues na secretaria do PPTEL:

·         Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

·         Declaração de Responsabilidade de Conteúdo

·         Autorização para divulgação da dissertação/tese no site do PPGEL

 

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O Restaurante Universitário possibilita aos estudantes de graduação e de pós-graduação acesso a alimentação de qualidade a baixo custo. Mediante cadastro prévio, todos os estudantes podem ter acesso ao Bandeijão, que serve café da manhã, almoço e janta.

 

NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICA – NAPP

Setor que tem por função atender às necessidades dos estudantes universitários no que diz respeito à prevenção, intervenção, avaliação, acompanhamento e orientação no âmbito dos diversos aspectos dos processos biopsicossociais e educativos, além de desenvolver estudos, investigações e ações sobre o processo ensino-aprendizagem e orientar e acompanhar ações de intervenção psicopedagógica nos casos de necessidades educativas especiais e dificuldade emocional. O NAPP é coordenado pela PROPAAE e seus serviços são prestados a partir de solicitações individuais dos estudantes ou de encaminhamentos por parte das instâncias pedagógicas da UEFS.

 

PORTAL DO ESTUDANTE

O Portal do Estudante, disponibilizado pelo Sistema SAGRES (acesso web via página da UEFS) permitirá a você acompanhar toda a sua vida acadêmica (planejamento e execução de aulas, notas, registro de frequencia, disponibilização de materiais didáticos e avisos dos professores) além de operacionalizar sua matrícula e pedidos de atestados e documentações. O cadastramento no Portal do Estudante é feito na Divisão de Assuntos Acadêmicos, no Prédio da Reitoria (Ala A – 1º Andar), e o estudante deve comparecer levando a guia de matrícula e um documento de identidade.

Através do Portal, você poderá acompanhar o registro das atividades de cada componente curricular ao qual está matriculado, feito pelo professor da disciplina, segundo Resolução CONSEPE 076/2016.

 

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBI

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS – SISBI – é constituído, além da Biblioteca Central Julieta Carteado, que o gerencia, por mais sete bibliotecas setoriais: a Biblioteca Setorial Monteiro Lobato; Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão (Localizada no Museu Casa do Sertão); a Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares; a Biblioteca do Centro de Educação Básica; a Biblioteca Setorial Pierre Klose, Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho e a Biblioteca Setorial Chapada Diamantina.

Para estar habilitado a realizar o empréstimo de livros na Biblioteca, o estudante deve participar do treinamento realizado na Biblioteca Central para novos usuários, curso com duração de uma hora, oferecido semestralmente. O treinamento tem o fim de apresentar o estudante à estrutura e aos recursos da biblioteca, bem como de capacitá-lo a utilizá-la. Após o treinamento, o estudante poderá efetuar o cadastro biométrico, que deverá ser renovado ao início de cada semestre. Fiquem atentos aos prazos estabelecidos pela Biblioteca, pois os mesmos interferem em matrículas e participação em editais.

O PPGEL disponibiliza de um acervo para empréstimo e consulta. Além disso, conta com um banco de dissertações para consultas.

 

SISTEMA DE SAÚDE UNIVERSITÁRIO – SESU

O SESU – UEFS fica localizado no Módulo VI do Campus Universitário, desenvolvendo essencialmente ações de promoção, prevenção e proteção à saúde da comunidade Universitária da UEFS (alunos, professores, servidores). Ao fazer parte da comunidade Universitária da UEFS (estar devidamente matriculado), o estudante poderá agendar consultas diretamente no SESU.

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