• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

Manual do Estudante


 

REGIMENTO INTERNO

Todos os alunos devem ler atentamente o Regimento Interno do PPGEL.

 

MATRÍCULA

Ao ingressar no curso, o aluno precisa preencher o Formulário de cadastro de aluno e entregar na secretaria, devidamente assinado. Durante o curso, caso haja alteração de algum dado, o aluno precisa preencher um novo formulário e entregar na secretaria.

No primeiro semestre do curso, o aluno é matriculado automaticamente em cinco disciplinas, sendo duas optativas e três obrigatórias, caso não tenha condições de cursar todas as cinco, pode pedir trancamento e caberá ao Colegiado do PPGEL avaliar.

A partir do segundo semestre, os alunos solicitam a matrícula nos componentes ofertados pelo Programa.

Os alunos podem sugerir a oferta de algum componente curricular optativo e caberá à Coordenação avaliar a possibilidade da oferta, de acordo com a disponibilidade dos docentes.

 

BOLSAS

A distribuição de bolsas segue os critérios estabelecidos em edital, de acordo com critérios definidos pela Comissão de Bolsas e pelas Agências de Fomento. Ao ser contemplado com bolsa, o aluno compromete-se a seguir as normas institucionais do Programa e das Agências de Fomento.

Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Termo de compromisso do bolsista (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL

Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Formulário de cadastramento de bolsistas (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL

Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem preencher tomar conhecimento das informações constantes no Tutorial para preenchimento do formulário de bolsas da FAPESB

Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem solicitar o seu Cadastro no SEI para solicitação de bolsas da FAPESB

Os alunos que farão a opção pela bolsa deverão assinar a Declaração que fará opção pela bolsa
Os alunos contemplados com bolsa devem assinar a Declaração atestando que não possui vínculo empregatício ou bolsa


ALUNO ESPECIAL

Caso o candidato seja aluno regular em outro programa de pós-graduação pode solicitar matricula como aluno especial em qualquer disciplina optativa que esteja sendo ofertada pelo PPGEL.

As disciplinas do mestrado e do doutorado estão disponíveis no site: http://www.mel.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11 e http://www.mel.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=96.

Os pedidos devem ocorrer antes do inicio de cada semestre. E o candidato só poderá cursar até duas disciplinas do curso.

Além disso, a critério da coordenação do PPGEL pode haver a publicação de edital para aluno especial, antes do início do semestre.

Base Normativa: Regimento Interno

"Artigo 34, Parágrafo 1º – O Aluno Especial poderá cursar até 2 (duas) disciplinas do curso, podendo aproveitar os créditos das mesmas para o curso regular, conforme Resolução CONSEPE 63/2013 da UEFS, a critério do Colegiado.

Parágrafo 2º – Não é permitida a matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas de caráter obrigatório.

Parágrafo 3º – O Aluno Especial não terá direito a bolsa de qualquer natureza nem a ajuda de custo oferecida pelo Programa.

Parágrafo 4º – Cabe ao Colegiado decidir o número de vagas oferecidas para Aluno Especial, ouvidos os professores responsáveis pelas disciplinas."


CADASTRO NO SISTEMA SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). Os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana utilizam o SEI para gerenciar os processos de solicitação de bolsas, após o processo seletivo feito pelos Programas de Pós-graduação. Passo a passo para cadastro no SEI

1.       Clique aqui para acessar o Portal SEI Bahia para realizar o pré-cadastro.

2.       Preencher o formulário de cadastro de usuário externo/Fazer o pré-cadastro no sistema.

3.       Gerar o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade (assinar com a mesma assinatura que consta no documento de identificação que irá apresentar e colocar a data do dia em que você fez o pré-cadastro).

a)       Digitalizar os documentos originais, abaixo relacionados, enviar para o e-mail da protger@uefs.br (e-mail do PROTOCOLO GERAL da UEFS), para fins de autenticação administrativa.

b)       Termo de Declaração de Concordância e Veracidade;

c)       Comprovante de residência;

d)       Documento oficial de identificação, que contenha foto (RG ou CNH);

e)       CPF (se consta no RG não será necessário);

Notas importantes sobre o SEI:

É obrigatório fazer o pré-cadastro. Caso não faça o pré-cadastro, o Setor de Protocolo não poderá fazer o cadastro, porque o SEI Bahia não aceita.

Os dados pessoais preenchidos no pré-cadastro DEVEM SER FIDEDIGNOS aos dados preenchidos no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, no RG/CNH e comprovante de residência.

A assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade tem que está de acordo (igual) com a assinatura do documento de identificação apresentado.

Se a residência for alugada, solicitar ao Locador uma Declaração constando que o imóvel está alugado em seu nome (colocar o nome do Locatário, número do RG e CPF, bem como o endereço completo).

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

Os pedidos de Trancamento de Disciplina devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do email expdaa@uefs.br.

O aluno deve enviar um email para o endereço de email acima com os seguintes documentos:

- Requerimento da Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado (PDF);

-Guia de Matrícula;

- Ementa da Disciplina (PDF);

 

-Justificativa (no requerimento existe um campo reservado para esse fim);

O Email deve ser identificado devidamente pelo aluno. No campo assunto indicar de forma sucinta o tipo de solicitação, por exemplo, Pedido de Dispensa da Disciplina: Estagio Docência (Pós-Graduação).

 

No corpo do email o aluno deve se identificar (nome e número de matrícula) indicar a qual Programa da Pós-Graduação está vinculado e identificar o pedido. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo no SEI e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL. 

Base Normativa:

Regimento Interno do PPGEL:

“Artigo 37 – O aluno terá direito a trancamento parcial de no máximo 2 (duas) disciplinas do Curso, podendo, no entanto, solicitar cancelamento e remanejamento de matrícula em disciplinas, desde que não ultrapasse a primeira semana de aula.

Parágrafo Único – O aluno bolsista será submetido a critérios e exigências do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e do órgão responsável pela concessão da bolsa.”

 

DISPENSA DE DISCIPLINAS

O aluno pode solicitar dispensa de disciplina por ter cursado créditos em outros Programas de Pós-Graduação ou no PPGEL (aluno especial ou no curso de mestrado).

Os pedidos de Dispensa de Disciplina devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do e-mail expdaa@uefs.br.

O aluno deve enviar um e-mail para o endereço de e-mail acima com os seguintes documentos:

- Requerimento da Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado (PDF);

- Histórico Escolar da Disciplina cursada (PDF);

- Ementa da Disciplina cursada (PDF);

- Ementa da Disciplina que se pretende pedir a dispensa.

-Justificativa (No requerimento existe um campo para esse fim)

O E-mail deve ser identificado devidamente pelo aluno. No campo assunto indicar de forma sucinta o tipo de solicitação, por exemplo, Pedido de Dispensa da Disciplina: Estagio Docência (Pós-Graduação).

No corpo do e-mail o aluno deve se identificar (nome e número de matrícula) indicar a qual Programa da Pós-Graduação está vinculado e identificar o pedido. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo no SEI e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL. Após a emissão do parecer final a DAA informa ao aluno, por e-mail, se o pedido foi Deferido ou Indeferido.

Base Normativa:

Regimento Interno, Artigo 35: “O aluno regular poderá solicitar, através de dispensa ou convalidação de disciplina, o aproveitamento de créditos já obtidos em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu nacionais ou estrangeiros, desde que reconhecidos pela CAPES, em número não superior a 40 (quarenta) por cento do total exigido em sua matriz curricular de origem. Parágrafo 1º – A equivalência em créditos para o objeto do caput deste Artigo será decidida pelo Colegiado do Programa. Parágrafo 2º – Para o aproveitamento dos créditos já obtidos em outros Programas, a disciplina deve ter sido cursada até os últimos 30 (trinta) meses.”

 

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA

O estágio docência deve ser realizado em disciplinas na área dos estudos linguísticos, em cursos de graduação ou de pós-graduação. Após o estágio, o estudante deve entregar o relatório na secretaria do PPGEL, juntamente com a declaração do professor que supervisionou o estágio. A obtenção do crédito referente ao estágio docência está condicionado à entrega do relatório e à homologação pelo colegiado do PPGEL.

 

PEDIDO DE CO-ORIENTAÇÃO

O pedido de co-orientação deve ser feito pelo orientador da dissertação ou da tese, por e-mail, dirigido à coordenação do PPGEL, acompanhado de justificativa que deverá ser apreciada pelo Colegiado.

 

DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA

O aluno pode solicitar dispensa do Estágio Docência, caso tenha como comprovar atuação no ensino superior, conforme contas no Artigo 25 do Regimento Interno.

No Artigo 25, Parágrafo 3º, consta o seguinte: “Alunos que são professores com prática comprovada em ensino superior poderão ser dispensados do Estágio Docência, a critério do Orientador e do Colegiado do Programa, de acordo com a Resolução CONSEPE 10/2004..”

Para solicitar dispensa do Estágio Docência, é necessário preencher o Requerimento de pós-graduação, salvar em PDF, anexar documento comprobatório de experiência no ensino superior na área dos estudos linguísticos e enviar para o e-mail expdaa@uefs.br. A Divisão de Assuntos Acadêmicos constitui um processo e envia para avaliação do Colegiado do PPGEL. 

 

SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR E DIPLOMA

Após cumprimento de todos os pré-requisitos:

-Defesa da Tese/Dissertação;

-Execução das alterações solicitadas pela banca avaliadora;

-Entrega da versão final (Eletrônica e Impressa)

O aluno pode solicitar à DAA a emissão do Diploma e do Histórico escolar. Os pedidos devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do e-mail expdaa@uefs.br.

O aluno deve enviar um e-mail para o endereço de e-mail acima com os seguintes documentos:

- Requerimento de Diploma, devidamente preenchido e assinado (PDF); (O referido Requerimento só é disponibilizado pela DAA em PDF, mas o arquivo é editável.)

- Cédula de identidade civil ou Carteira profissional ou Passaporte, no caso de estrangeiros (não será permitido o envio da Carteira Nacional de Habilitação – CNH);

- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

- Diploma de graduação.

Todos os documentos devem estar compilados em um único arquivo PDF. Atentar para as orientações gerais constantes no Requerimento.

 

LICENÇAS E PRORROGAÇÃO DE PRAZOS

Para solicitar qualquer tipo de licença ou pedir prorrogação de prazo, o aluno deve preencher o Requerimento pós-graduação e enviar para a Divisão de Assuntos Acadêmicos que enviará para apreciação do Colegiado do PPGEL.


TRANCAMENTO DE MATRÍCULA/CURSO

 

O Trancamento de Curso pode ser solicitado em duas circunstâncias:

1.       Por motivo de saúde: O pedido pode ser feito a qualquer momento desde que seja apresentado o atestado médico atualizado. Neste caso o período coberto pelo atestado suspende o prazo do curso.

Observação: A solicitação deve ser refeita a cada novo semestre caso o aluno

necessite manter o trancamento por um período superior a 06 meses.

2.       Por qualquer outro motivo: Neste caso para solicitar o trancamento o aluno precisa ter cursado pelo menos 1/3 da Matriz Curricular do Programa na data do pedido e o prazo máximo de conclusão do curso será preservado (não pode ser estendido);

Os pedidos devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do email expdaa@uefs.br.

O aluno deve enviar um email para o endereço de email acima com os seguintes documentos:

- Requerimento da Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado (PDF);

- Atestado Médico (Se for por motivo de saúde);

- Justificativa (no requerimento existe um campo reservado para esse fim);

O Email deve ser identificado devidamente pelo aluno. No campo assunto indicar de forma sucinta o tipo de solicitação, por exemplo, Pedido de Trancamento de Curso (Pós-Graduação). No corpo do email o aluno deve se identificar (nome e número de matrícula) indicar a qual Programa da Pós-Graduação está vinculado e identificar o pedido.

Caso existam dúvidas ou erros a DAA entrará em contato com o aluno por email expondo os fatos, por isso o aluno deve consultar com regularidade seu email, inclusive a caixa de spam.

Não havendo erros que impliquem na tramitação do pedido a Divisão de Assuntos Acadêmicos constituirá um processo no Sistema SEI e enviará para avaliação do Colegiado do PPGEL. Após a emissão do parecer final a DAA informará ao aluno, por email, se o pedido foi deferido ou indeferido.

Base Normativa

Resolução Consepe nº 103/2020: Capítulo IV - Da admissão, matrícula e permanência:

“Artigo 18 - O trancamento da matrícula poderá ser solicitado pelo discente e avaliado pelo colegiado, desde que o discente já tenha integralizado pelo menos 1/3 da matriz curricular e seja preservado o prazo máximo de conclusão, exceto casos de agravo à saúde, comprovado pelo serviço médico da UEFS, ou situações específicas, aprovadas pelo colegiado.”


 

 

PESQUISA ORIENTADA

Para efetuar a matrícula em Pesquisa Orientada, o aluno precisa assinar o Termo de compromisso para Pesquisa Orientada, assinado pelo orientador e pelo estudante.

Ao concluir a disciplina Pesquisa Orientada, o aluno precisa entregar uma cópia assinada do Formulário do relatório Pesquisa Orientada.

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Para realizar o exame de qualificação, o professor orientador deve entregar o Formulário de solicitação de exame de qualificação, devidamente assinado, na secretaria do PPGEL. O exame de qualificação segue o calendário previamente divulgado pela Coordenação do PPGEL e os casos extemporâneos devem ser avaliados e autorizados pelo Colegiado do Programa. A banca de qualificação é homologa pelo Colegiado do PPGEL.

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO E DE TESE

As defesas de dissertação e teses ocorrem em data agenda pelo orientador, após aprovação no exame de qualificação e ter obtido os créditos de disciplinas obrigatórias, optativas, pesquisa orientada e estágio docência. Para agendar a defesa, o orientador precisa entregar o Formulário de solicitação de defesa de tese/dissertação, devidamente preenchido, na secretaria do PPGEL.

Após a verificação de cumprimento dos créditos de disciplinas e atividades, a banca de defesa de tese/dissertação é homologada pelo Colegiado do PPGEL e divulgada no site do Programa.

 
ENTREGA DA VERSÃO FINAL


O aluno precisa entregar a versão final da tese/dissertação no prazo de 60 (sessenta) dias após a data da defesa.

A versão final da disserta/tese deve conter a ficha catalográfica, solicitada à Biblioteca Central Julieta Carteado. Veja como fazer o pedido da Ficha Catalogáfica http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28.

A versão final da dissertação/tese será homologada pelo Colegiado do PPGEL, em reunião ordinária.
É preciso ter especial atenção à normalização do texto, às normas da ABNT,  ao uso correto da Língua Portuguesa e à utilização de imagens (observar o artigo 5º da Constituição Federal, incisos X e XXVII; e demais leis complementares).

É obrigatório mencionar o nome da Agência de Fomento para o caso de ter recebido bolsa ou algum tipo auxílio financeiro para realizar a pesquisa.

O aluno deverá entregar duas cópias encadernadas em capa dura e uma cópia em pendrive, na secretaria do PPGEL.

Foto ilustrativa da encadernação (destaque para a cor).

Os seguintes documentos devem ser preenchimento, assinatura e entregues na secretaria do PPGEL:
Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca   Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Declaração de Responsabilidade de Conteúdo

Autorização para divulgação da dissertação/tese no site do PPGEL

 

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O Restaurante Universitário possibilita aos estudantes de graduação e de pós-graduação acesso a alimentação de qualidade a baixo custo. Mediante cadastro prévio, todos os estudantes podem ter acesso ao Bandejão, que serve café da manhã, almoço e janta.

 
NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICA – NAPP

Setor que tem por função atender às necessidades dos estudantes universitários no que diz respeito à prevenção, intervenção, avaliação, acompanhamento e orientação no âmbito dos diversos aspectos dos processos biopsicossociais e educativos, além de desenvolver estudos, investigações e ações sobre o processo ensino-aprendizagem e orientar e acompanhar ações de intervenção psicopedagógica nos casos de necessidades educativas especiais e dificuldade emocional. O NAPP é coordenado pela PROPAAE e seus serviços são prestados a partir de solicitações individuais dos estudantes ou de encaminhamentos por parte das instâncias pedagógicas da UEFS.

 

PORTAL DO ESTUDANTE - SAGRES

O Portal do Estudante, disponibilizado pelo Sistema SAGRES (acesso web via página da UEFS) permitirá a você acompanhar toda a sua vida acadêmica (planejamento e execução de aulas, notas, registro de frequência, disponibilização de materiais didáticos e avisos dos professores) além de operacionalizar sua matrícula e pedidos de atestados e documentações. O cadastramento no Portal do Estudante é feito na Divisão de Assuntos Acadêmicos, no Prédio da Reitoria (Ala A – 1º Andar), e o estudante deve comparecer levando a guia de matrícula e um documento de identidade.

Através do Portal, você poderá acompanhar o registro das atividades de cada componente curricular ao qual está matriculado, feito pelo professor da disciplina, segundo Resolução CONSEPE 076/2016.

 

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBI

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS – SISBI – é constituído, além da Biblioteca Central Julieta Carteado, que o gerencia, por mais sete bibliotecas setoriais: a Biblioteca Setorial Monteiro Lobato; Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão (Localizada no Museu Casa do Sertão); a Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares; a Biblioteca do Centro de Educação Básica; a Biblioteca Setorial Pierre Klose, Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho e a Biblioteca Setorial Chapada Diamantina.

Para estar habilitado a realizar o empréstimo de livros na Biblioteca, o estudante deve participar do treinamento realizado na Biblioteca Central para novos usuários, curso com duração de uma hora, oferecido semestralmente. O treinamento tem o fim de apresentar o estudante à estrutura e aos recursos da biblioteca, bem como de capacitá-lo a utilizá-la. Após o treinamento, o estudante poderá efetuar o cadastro biométrico, que deverá ser renovado ao início de cada semestre. Fiquem atentos aos prazos estabelecidos pela Biblioteca, pois os mesmos interferem em matrículas e participação em editais.

O PPGEL disponibiliza de um acervo para empréstimo e consulta. Além disso, conta com um banco de dissertações para consultas.

 

SISTEMA DE SAÚDE UNIVERSITÁRIO – SESU

O SESU – UEFS fica localizado no Módulo VI do Campus Universitário, desenvolvendo essencialmente ações de promoção, prevenção e proteção à saúde da comunidade Universitária da UEFS (alunos, professores, servidores). Ao fazer parte da comunidade Universitária da UEFS (estar devidamente matriculado), o estudante poderá agendar consultas diretamente no SESU.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: