Infraestrutura

O PPGEL conta com uma sala de defesas e eventos (com equipamentos para videoconferência) com capacidade para 80 pessoas, salas de secretaria e da coordenação (equipadas com computadores e impressoras), salas de reuniões, espaço para o acervo bibliográfico, gabinetes para os professores do Programa, salas de estudo para os discentes, laboratórios e salas de grupos de pesquisas. O prédio dispõe de rede WiFi para acesso gratuito à Internet para professores, alunos, técnicos e visitantes.
No Departamento de Letras e Artes, há laboratórios destinados a alunos da graduação e da pós-graduação; especificamente, o PPGEL tem dois laboratórios sob sua responsabilidade: a) Laboratório de Pesquisa em Estudos Linguísticos, que foi financiado pela FAPESB (Edital 006/2010 de Infraestrutura) e conta com 18 (dezoito) computadores, impressora, scanner, aparelhos para audição e transcrição de gravações, softwares da área de Linguística e mobiliário; a) Laboratório de Fonética, adquirido com financiamento próprio, que conta com equipamentos modernos e softwares de fonética experimental. Esse laboratório está instalado em duas salas. A primeira é uma sala de reuniões e a segunda é um espaço com revestimento acústico para gravações e audições, contando com mesa de som, gravadores digitais e fones de ouvido.
Os núcleos de pesquisa coordenados pelos professores do PPGEL dispõem de infraestrutura para realização de pesquisa e alguns deles funcionam como laboratório, pela natureza das pesquisas que são desenvolvidas e de seus equipamentos: a) o Núcleo de Estudos do Manuscrito está instalado em uma sala própria, equipada com três computadores, câmera, scanner, impressora, mesas, cadeiras, armários e diversos livros. Os equipamentos foram adquiridos por meio de financiamento da FAPESB; b) o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (neiHD) abriga o acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta e conta com dois laboratórios: (i) o Laboratório de Edição Digital, voltado para a produção de edições filológicas digitais; e (ii) o Laboratório de Recurso Didático Aplicado ao Ensino de Língua e Literatura, voltado para a produção de ambientes virtuais de aprendizagem e outros recursos digitais. A sala do neiHD tem uma mesa de captura de imagens e digitalização, oito notebooks, seis computadores de mesa e oito notebooks, uma impressora, um scanner de alta resolução, mobiliário para as reuniões do grupo de pesquisa e infraestrutura de internet. Além disso, disponibiliza um amplo acervo bibliográfico para empréstimos e consulta. O neiHD contou com financiamento da FAPESB e do CNPq (Edital Universal) para a aquisição de equipamentos para estruturar seus laboratórios; c) o Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) conta com uma sala com mobiliário, seis computadores, fones de ouvido e gravadores. Os equipamentos do NELP são utilizados para realizar transcrições e gravações de áudios dos projetos que envolvem coleta de amostras de fala; d) a sala conjunta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e do Laboratório de Estudos do Discurso e Corpo dispõe de computadores, impressora, datashow e acervo bibliográfico; e) na sala do Núcleo de Leitura e Multimeios há dois computadores, acervo bibliográfico e impressora.
BIBLIOTECA

A UEFS possui um Sistema Integrado de Bibliotecas (SISBI) que tem o objetivo de gerenciar as ações informacionais da UEFS e de subsidiar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A sua função primordial é organizar e disseminar a informação, apoiando-se em novas tecnologias de acesso, visando a contribuir para o desenvolvimento acadêmico, educacional e cultural. O SISBI, atualmente, está constituído pela Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), localizada no campus da UEFS, e sete bibliotecas setoriais.
A BCJC funciona em prédio próprio, numa área de 3.220m2. Em termos operacionais, a Biblioteca Central preenche todos os requisitos de uma biblioteca universitária, com seus serviços totalmente informatizados. A BCJC dispõe de ambientes para leitura individual e em grupo e para pesquisa, localizados em todo o espaço da BCJC, incluindo 18 cabines para estudo individual ou em grupo, todas isoladas. No total, são 538 assentos para usuários. A BCJC tem espaço de pesquisa para a graduação, com 30 computadores, e para a pós-graduação, com 30 computadores, objetivando acesso a periódicos eletrônicos, base de dados online e acesso à Internet. Para consulta ao catálogo online da biblioteca, existem nove computadores.
A BCJC adquire material bibliográfico mediante solicitação dos docentes, através dos colegiados/ departamentos. A quantidade de exemplares estabelecida para compras obedece a uma média de um livro para cada cinco alunos quando o livro for básico e de um livro para cada dez alunos quando o livro é de bibliografia complementar. Para títulos estrangeiros, há uma média de três exemplares para a bibliografia básica e um exemplar para a bibliografia complementar. Na área de Linguística, há mais de 21 mil títulos (e mais de 50 mil exemplares), distribuídos entre livros, teses, dissertações, CD’s, DVD’s. Há 150 periódicos diferentes (com mais de 5000 exemplares).
O PPGEL dispõe de um acervo bibliográfico com mais de dois mil títulos da área de Letras, disponível para empréstimo aos alunos. Além disso, alguns núcleos de pesquisa dispõem de acervos documentais, especialmente textos manuscritos e gravações, disponíveis para consultas.