• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

ESTUDO DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM

ESTUDO DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Ementa CARGA HORÁRIA

Serão feitas discussões sobre a organização do texto e sua relação com as condições de produção de atividades de leitura, de escrita, de oralidade e de acessibilidade, com ênfase nos gêneros discursivos/textuais nas abordagens contemporâneas de práticas de linguagem, a partir de perspectivas teóricas e pedagógicas de produção textual em diversas esferas agentivas dos textos.

60h
BIBLIOGRAFIA

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ADAM, Jean-Michel. Uma abordagem textual da argumentação: “esquema”, sequência e período. ReVEL, ed. esp., v. 14, n. 12, p. 297-319, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/72c08a41ab6fd277b1be53924f0b19e9.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

ALVES FILHA, Isnalda Berger. Gêneros memes de internet: ampliando ações discursivas e multimodais em esferas públicas digitais. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018. Disponível em: http://www.mel.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89. Acesso em: 29 jul. 2021.

ARAÚJO, Júlio. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola, 2021.

AZEVEDO, José Carlos. A linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BATISTA, Ronaldo de Oliveira (org.). O texto e seus contextos. São Paulo: Parábola, 2016. 

BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

BENTES, Anna Christina. Linguística textual. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 1. São Paulo: Cortez, 2001.  p. 245-285.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. (org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

CASSANY, Daniel. Enseñar a leer y escribir hoy en la universidad (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xCOHurJ04fM. Acesso em: 29 jul. 2021.

CIAPUSCIO, Guiomar. Elena. Textos especializados y terminología. Barcelona: IULA, 2003.

DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009.

HANKS, William. Língua como prática social: das relações entre língua, cultural e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 19. ed. São Paulo: Cultrix, 2003 [1969].

KOCH, Ingedore. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, Ingedore. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MILLER, Carolyn. R. Genre as social action (1984), Revisited 30 Years Later (2014). Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 56-72, jun./2015.  Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30580. Acesso em: 29 jul. 2021.

MILLER, Carolyn. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola, 2012.

SIGNORINI, Inês (org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

STEINER, George. After Babel: aspects of language and translation. Oxford: Oxford University Press, 1995.

TOMASELLO, Michael. Origins of human communication. Cambridge & London: Bradford/MIT, 2008.

TRAVAGLIA, Neusa Gonçalves. Tradução retextualização: a tradução numa perspectiva textual. Uberlândia, EDUFU, 2003.

Recomendar esta página via e-mail: