• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

Apresentação

Português | English  | Español


O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), vinculado ao Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), começou a funcionar em 2010, com o Curso de Mestrado, e em 2019 passou a oferecer também o Curso de Doutorado. O PPGEL alinha-se ao compromisso da UEFS em formar pessoal qualificado de nível superior e promover o desenvolvimento científico na área dos Estudos Linguísticos.
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos vem se consolidando, cada vez mais, como um importante centro de formação de pesquisadores na região em que está inserido. Transformar Feira de Santana num polo de formação de profissionais em nível de Pós-Graduação na Área de Linguística é estratégico, pela conexão que a cidade e a UEFS mantêm com o interior da Bahia e com o Nordeste do Brasil. Além disso, trata-se de uma medida que se ajusta à política de interiorização e expansão da pós-graduação, empreendida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação do Brasil.

Desde a sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos tem sua identidade voltada para o semiárido baiano, região onde está inserido, comprometendo-se com o seu desenvolvimento por meio de projetos que tematizam questões linguísticas e culturais regionais.

O semiárido baiano desperta interesses científicos pela diversidade inerente à sua formação humana e pela riqueza cultural e linguística que o torna um espaço com características únicas. A diversidade cultural e linguística do semiárido baiano motivou o surgimento das primeiras pesquisas que deram origem ao PPGEL e motivou a escolha da área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa. A Linguagem e a Sociedade, compreendidas como indissociáveis, são o ponto de convergência dos projetos do PPGEL, que, ao se concentrarem, inicialmente, no semiárido baiano, abrem-se para o mundo por meio de outras temáticas, estabelecendo diálogos com os diferentes contextos, sem perder de vista a sua identidade local e regional.
As pesquisas realizadas no âmbito do PPGEL/UEFS reafirmam o percurso dos estudos da linguagem, na UEFS, em que as atenções para a relação língua e sociedade são colocadas em pauta sob a perspectiva da variação e da mudança linguística e das interfaces entre língua e cultura, texto e discurso, língua e ensino.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos articula-se em torno de uma Área de Concentração, Linguagem e Sociedade, com duas linhas de pesquisa: Variação e Mudança Linguística no Português e Práticas Textuais e Discursivas. Cada uma das linhas reflete as subáreas ou temas de pesquisa que têm sido desenvolvidos pelos corpos docente e discente, em parceria ou não com outras Instituições.

Ao ingressarem no Programa, os estudantes são incentivados a se integrarem em atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, com vistas a se tornarem pesquisadores competentes e politicamente conscientes de seu papel na sociedade, assumindo uma concepção de linguagem como atividade social, cultural e política, sendo capazes de discutir e problematizar as interfaces entre linguagem e sociedade, de modo a descrever e explicar fenômenos linguísticos e interpretar práticas textuais e discursivas diversas, contribuindo para o desenvolvimento científico e social.
Destaca-se o protagonismo do PPGEL na formação de recursos humanos qualificados, no alto índice de empregabilidade dos seus egressos e no papel estratégico que o Programa tem assumido na produção de conhecimentos na área dos Estudos Linguísticos.

Recomendar esta página via e-mail: