• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS (PPGEL/UEFS) existe desde 2010, ofertando o curso de Mestrado em Estudos Linguísticos. Embora seja novo, o Programa vem consolidando-se, cada vez mais, como um importante centro de pesquisas na região em que está inserido.

As pesquisas realizadas no âmbito do PPPGEL reafirmam o percurso dos estudos da linguagem, na UEFS, em que as atenções para a relação língua e sociedade são colocadas em pauta, quer sob a perspectiva da variação e da mudança linguísticas, quer das interfaces língua/cultura, texto/discurso, língua/ensino.

O Programa insere-se em um campo de reflexão sobre a linguagem e suas diferentes manifestações, tendo como área de concentração Linguagem e Sociedade, com duas linhas de pesquisa. Cada uma das linhas reflete as subáreas ou temas de pesquisa que têm sido desenvolvidas pelo corpo docente, em parceria ou não com outras Instituições.

O referido programa já formou mais de 50 mestres. Os estudantes do programa são incentivados, desde o seu ingresso, a se integrarem em atividades de pesquisa, ensino e de extensão, com vistas a se tornarem pesquisadores competentes, assumindo uma concepção de linguagem como atividade social, sendo capazes de discutir/problematizar a interface linguagem/sociedade, de modo a descrever e explicar fenômenos linguísticos em práticas sociais de oralidade e letramento.

No processo de implantação do curso, o Programa de Estudos Linguísticos recebeu o conceito 3. Os resultados de uma segunda avaliação ainda não foram divulgados.
Recomendar esta página via e-mail: