• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

Objetivos



O objetivo do PPGEL é qualificar e formar Mestres e Doutores para o desenvolvimento de práticas de pesquisa e de ensino no campo dos Estudos Linguísticos, por meio de abordagens inovadoras e com impacto na sociedade.

(a) No Curso de Mestrado, o PPGEL tem o objetivo de oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos acadêmicos dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades no planejamento e execução de pesquisa na área de Estudos Linguísticos, abordando uma temática relacionada à Área de Concentração e vinculando-se a uma das Linhas de Pesquisa do Programa. Espera-se que o mestrando seja capaz de elaborar uma dissertação fundamentada teoricamente e que revele a capacidade de sistematização e domínio da metodologia científica adequada ao objeto pesquisado.

(b) No Curso de Doutorado, espera-se que o aluno amplie seus conhecimentos e suas habilidades para realizar pesquisa avançada na área de Estudos Linguísticos, com a devida criticidade enquanto sujeito responsável pela produção de conhecimento e consciente das implicações éticas que esse processo envolve. A tese produzida deve revelar uma contribuição significativa para o desenvolvimento do campo de conhecimento, com vistas à promoção do avanço do pensamento científico.


(c) Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, investe-se na conscientização do aluno sobre a importância da crítica e do debate científicos, por meio do incentivo à publicação de artigos e à participação em eventos no país e no exterior. Os alunos devem realizar Estágio Docência, preparando-se, assim, para o exercício do magistério, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.


(d) No que diz respeito aos egressos, o PPGEL busca formar profissionais capacitados para atuarem como docentes e pesquisadores, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Esses profissionais devem ser capazes de lidar com a complexidade da linguagem e suas múltiplas relações com a sociedade.


(e) Em relação aos professores-pesquisadores, o PPGEL visa a promover e apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão que possibilitem a consolidação e a ampliação dos projetos e Linhas de Pesquisa que compõem o Programa, além de incentivar o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais.


(f) Quanto à instituição, pretende-se contribuir para a consolidação de um perfil de liderança na formação de quadros de professores-pesquisadores, por meio do fortalecimento de Linhas de Pesquisa, permanentemente alimentadas por novos projetos e novos pesquisadores.

Recomendar esta página via e-mail: