Aquisição da Linguagem e Variação
![]() |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E VARIAÇÃO |
Ementa |
CARGA HORÁRIA |
Serão feitas reflexões sobre aspectos relevantes que integram os processos de aquisição da linguagem, contemplando a descrição linguística e a variação. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BOYSSON-BARDIES, B. How language comes to children. Cambridge: MIT Press, 1999. BROWN, R. A first language - the early stages. Cambridge: Harvard University Press, 1973. CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981. CHOMSKY, N. The knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986. CHOMSKY, N. A minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995. CHOMSKY, N. Minimalist inquiries: the framework. In: MICHAELS, R. M. and URIAGEREKA, J. (Org.). Step by step: essays on minimalist syntax in honor of Howard Lasnik. Cambridge: MIT Press, 2000, p.89-155. CLAHSEN, H. Learnability theory and the problem of development in language acquisition. In: WEISSENBORN et alii (Org.). Theoretical issues in language acquisition: continuity and change development. New Jersey: Lawrence Erlbaun, 1992, p.53-76. EPSTEIN, S. D.; MARTAHARDJONO, G. Second language acquisition: theoretical and experimental issues in contemporary research. Behavioral and Brain Sciences, 19, (4):677-758, 1996. GALVES, C. Algumas diferenças entre o português de Portugal e português do Brasil e a teoria de 'regência e vinculação'. In: GALVES, C. Ensaios sobre as gramáticas do português. Campinas. UNICAMP, 2001, cap.2, p.33-42. GONÇALVES, F. Riqueza morfológica e aquisição da sintaxe em português europeu e português brasileiro. Évora: Universidade de Évora, 2004. Tese de Doutorado. GUASTI, M. T. Language acquisition - the growth of grammar. Cambridge: Mit Press, 2002. KATO, M. A. Variação e mudança no português brasileiro: problemas de aquisição. A Cor das Letras, Feira de Santana, n.3, p.159-178, 1999. LOPES, R. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. Campinas: UNICAMP, 1999. Tese de Doutorado. MAGALHÃES, T. Aprendendo o sujeito nulo na escola. Campinas: UNICAMP, 2000. Dissertação de Mestrado. MAGALHÃES, T.; SANTOS, A. L. As respostas verbais e a freqüência de sujeito nulo na aquisição do português brasileiro e português europeu. Texto apresentado no 1º. CILP, UFSC, 2004. PERRONI-SIMÕES, C. Aspectos da gramática portuguesa aos 2 anos de idade. Campinas: UNICAMP, 1976. Dissertação de Mestrado. PINKER, S. O instinto da linguagem. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2002. RADFORD, A. Syntactic theory and the acquisition of English syntax. Oxford: Basil Blackwell, 1990. RAPOSO, E. Teoria da gramática: a faculdade da linguagem. 2. ed. Lisboa: Caminho, 1992. SERRA, M.; SERRAT, E.; SOLÉ, R.; BEL, A.; APARICI, B. La adquisición del lenguaje. Barcelona: Ariel, 2008. SIGNON, M. Estudio de psicolinguística. Madrid: Pirámide, 1986. SIMÕES, L. Sujeito nulo na aquisição do português do brasileiro: um estudo de caso. Porto Alegre: PUCRS, 1997. Tese de Doutorado. |