• Imagem de cabeçalho do site do mestrado em estudos linguisticos

Aquisição da Linguagem e Variação

f  

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E VARIAÇÃO

Ementa

CARGA

HORÁRIA

Serão feitas reflexões sobre aspectos relevantes que integram os processos de aquisição da linguagem, contemplando a descrição linguística e a variação. 60h

BIBLIOGRAFIA

BOYSSON-BARDIES, B. How language comes to children. Cambridge: MIT Press, 1999.
BROWN, R. A first language - the early stages. Cambridge: Harvard University Press, 1973.
CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.
CHOMSKY, N. The knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.
CHOMSKY, N. A minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995.
CHOMSKY, N. Minimalist inquiries: the framework. In: MICHAELS, R. M. and URIAGEREKA, J. (Org.). Step by step: essays on minimalist syntax in honor of Howard Lasnik. Cambridge: MIT Press, 2000, p.89-155. CLAHSEN, H. Learnability theory and the problem of development in language acquisition. In: WEISSENBORN et alii (Org.). Theoretical issues in language acquisition: continuity and change development. New Jersey: Lawrence Erlbaun, 1992, p.53-76.
EPSTEIN, S. D.; MARTAHARDJONO, G. Second language acquisition: theoretical and experimental issues in contemporary research. Behavioral and Brain Sciences, 19, (4):677-758, 1996.
GALVES, C. Algumas diferenças entre o português de Portugal e português do Brasil e a teoria de 'regência e vinculação'. In: GALVES, C. Ensaios sobre as gramáticas do português. Campinas. UNICAMP, 2001, cap.2, p.33-42.
GONÇALVES, F. Riqueza morfológica e aquisição da sintaxe em português europeu e português brasileiro. Évora: Universidade de Évora, 2004. Tese de Doutorado.
GUASTI, M. T. Language acquisition - the growth of grammar. Cambridge: Mit Press, 2002. KATO, M. A. Variação e mudança no português brasileiro: problemas de aquisição. A Cor das Letras, Feira de Santana, n.3, p.159-178, 1999.
LOPES, R. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. Campinas: UNICAMP, 1999. Tese de Doutorado.
MAGALHÃES, T. Aprendendo o sujeito nulo na escola. Campinas: UNICAMP, 2000. Dissertação de Mestrado. MAGALHÃES, T.; SANTOS, A. L. As respostas verbais e a freqüência de sujeito nulo na aquisição do português brasileiro e português europeu. Texto apresentado no 1º. CILP, UFSC, 2004.
PERRONI-SIMÕES, C. Aspectos da gramática portuguesa aos 2 anos de idade. Campinas: UNICAMP, 1976. Dissertação de Mestrado.
PINKER, S. O instinto da linguagem. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
RADFORD, A. Syntactic theory and the acquisition of English syntax. Oxford: Basil Blackwell, 1990.
RAPOSO, E. Teoria da gramática: a faculdade da linguagem. 2. ed. Lisboa: Caminho, 1992.
SERRA, M.; SERRAT, E.; SOLÉ, R.; BEL, A.; APARICI, B. La adquisición del lenguaje. Barcelona: Ariel, 2008. SIGNON, M. Estudio de psicolinguística. Madrid: Pirámide, 1986.
SIMÕES, L. Sujeito nulo na aquisição do português do brasileiro: um estudo de caso. Porto Alegre: PUCRS, 1997. Tese de Doutorado.
Recomendar esta página via e-mail: