Variação, Mudança Linguística e Ensino
![]() |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
VARIAÇÃO, MUDANÇA LINGUÍSTICA E ENSINO |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Será feito o estudo de teorias da variação e da mudança linguística com análise de fenômenos variáveis ao longo da história da língua portuguesa, em especial do Brasil, e sua aplicação ao ensino. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BENTIVOGLIO, P. A variação nos estudos sintáticos. Estudos Lingüísticos, Campinas, n.XIV, p.7-29. Anais de seminários do GEL, 1987. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. BORTONI-RICARDO, S. M e FREITAS, V. Sociolinguística educacional. In: HORA, D.; ALVES, E. e ESPÍNDOLA, L. (Orgs.). Abralin 40 anos em cena. João Pessoa: UFPB, 2009, p.217-240. BYBEE, J. e HOPPER, P. Frequency and the emergence of linguistics structure. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001. CHAMBERS, J. K., TRUDGILL, P. e SCHILLING-ESTES, N. (Eds.). The handbook of language variation and change. Cambridge: Blackwell, 2004. COSTA, S. B. B. e MACHADO FILHO, A. V. L. Do português arcaico ao português brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2004. LOPES, C. R. S. e CALLOU, D. M. I. Contribuições da sociolingüística para o ensino e a pesquisa: a questão da variação e da mudança lingüística. Revista do GELNE, João Pessoa, v.5, n.1, p.63-74, 2004. LOPES, C. R. S. (Org.). A norma brasileira em construção. Fatos lingüísticos em cartas pessoais do século 19. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2005. LUCCHESI, D. As duas grandes vertentes da história sociolingüística do Brasil (1500-2000). Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.17, n.1, p.97-130, 2001. KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. et alii. Ciências da linguagem: 30 anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM, Universidade do Minho, 2005, p.131-145. KROCH, A.; BALTIN, M. (Eds.). Alternative conceptions of phrase structure. Chicago: University of Chicago Press, 1989a. KROCH, A. Reflexes of grammar in patterns of language change. Language variation and change, Cambridge, n.1, p.199-244, 1989b. KROCH, A. Studies in general linguistics. Beijing: Beijing University Press, 2001. MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois... ainda em busca do tempo perdido. In: GORSKI, E. e COELHO, I. (Orgs.). Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: UFSC, 2006, p.277-288. MOLLICA, M. C. Por uma sociolingüística aplicada. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.9, n.1, p.105-112, 1993. MOLLICA, M. C. e BRAGA, M. L. Introdução à sociolingüística. O tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004. MOLLICA, M. C. e ALÍPIO, R. Em busca de inovações lingüísticas. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Campinas, v.17, 29-40, 20006. PAGOTTO, E. Norma e condescendência: ciência e pureza. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Campinas, v.2, p.49-68, 1999. PAIVA, M. C. e DUARTE, M. E. L. (Orgs.). Mudança lingüística em tempo real. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003. SCHERRE, M. M. P. Preconceito lingüístico, variação lingüística e ensino. Caderno de Letras, Niterói, v.36, p.11-26, 2008. SILVA, L. A. A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005. WEINREICH, U.; LABOV, W. e HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança lingüística. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2006. |